Perguntas Frequentes

O QUE É O LER E PENSAR?

O Ler e Pensar (LeP) é um projeto de educação, da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM, destinado a professores da rede pública de todo o Brasil, que usa o jornal em sala de aula para promover a leitura, a cidadania e a alfabetização midiática.

COMO FUNCIONA?

Por meio da sua metodologia de educomunicação, o Projeto oferece a formação continuada de professores e a utilização do jornal e das ferramentas digitais como instrumento pedagógico, proporcionando, desta forma, condições para democratizar o acesso à informação, estimular a criticidade e aproximar o currículo escolar da realidade vivenciada pelos estudantes, preparando-os para a vida em sociedade.

QUAL O CUSTO?

É totalmente gratuito para os participantes e para as secretarias de educação.

QUEM PODE SE INSCREVER?

  • Professores da educação básica (educação infantil ao EJA), maiores de 21 anos de escolas públicas (municipal, estadual e federal) de qualquer município brasileiro;
  • Integrantes das equipes pedagógicas das escolas (exemplo: diretores, articuladores, pedagogos) de escolas em que tenham professores participantes;
  • Integrantes das Secretarias municipais e estadual de Educação e/ou Núcleos regionais de Educação de cidades e estados em que tenham professores participantes.

ONDE E QUANDO POSSO ME INSCREVER?

As inscrições estão abertas, mas, as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, então corra fazer sua, clicando aqui.

Os selecionados serão comunicados por e-mail e whatsapp semanalmente, com as devidas instruções. Fique de olho no celular e no e-mail, canais que enviaremos as informações sobre o Projeto!

O QUE EU GANHO AO PARTICIPAR DO PROJETO?

  • Assinatura gratuita da Gazeta do Povo (o quarto jornal mais lido do Brasil), na modalidade digital;
  • Cursos de formação continuada, oferecidos na plataforma de educação à distância do Instituto GRPCOM, com certificação por instituição de ensino superior credenciada ao MEC;
  • Materiais de apoio pedagógico, como sugestões de atividades didáticas;
  • Poderá ter sua prática pedagógica divulgada na Gazeta do Povo ou demais canais de comunicação do IGRPCOM e Gazeta do Povo;
  • Poderá participar de eventos e premiações;
  • Assessoria pedagógica personalizada à distância;

COMO FUNCIONA A PLATAFORMA EAD DO LER E PENSAR? OS CURSOS SÃO CERTIFICADOS?

Serão disponibilizados cursos EAD ao longo do ano e os participantes poderão realizar, de acordo com o seu interesse. Todos os cursos tem no mínimo 20h e são certificados individualmente pela Universidade Tuiuti do Paraná.

O QUE EU PRECISO FAZER AO PARTICIPAR DO PROJETO?

A metodologia do Ler e Pensar é uma ferramenta a mais que o professor tem para utilizar na sua prática pedagógica. Desta forma, o mesmo pode optar por qual benefício do Projeto tem interesse, não sendo nenhum obrigatório para a participação.

Mas, caso o professor queira receber um certificado ao final, de participação do Ler e Pensar, precisará:

  • Ter acessado à Gazeta do Povo com login próprio;
  • Ter realizado o curso EAD sobre a metodologia do Ler e Pensar/Educomunicação;
  • Ter enviado ao menos uma prática pedagógica, podendo ser uma das missões premiadas que envolvam atividade com a turma (exceto equipe pedagógica e representantes de secretaria).

DÚVIDAS?
Entre em contato com a gente.

lerepensar@grpcom.com.br

(41) 99233-0560 (whatsapp)