O que a discussão sobre obrigatoriedade da vacina revela sobre o abismo entre o mundo virtual e real

O que a discussão sobre obrigatoriedade da vacina revela sobre o abismo entre o mundo virtual e real

Artigos de opinião costumam tratar de assuntos polêmicos, mas é possível trabalhá-los em sala de aula sem criar confusão, mesmo que você ou seus estudantes não concordem com a opinião ali retratada. Inclusive, um dos objetivos da alfabetização midiática é justamente que seja possível ter uma análise crítica em relação aquilo que se é comunicado e se comunica. Desta forma, que tal usar o artigo publicado na Gazeta do Povo para instigar uma discussão sobre como as pessoas discutem opinião online e offline a partir do exemplo da vacina do covid-19? É possível fazer uma reflexão a partir de perguntas, elencadas pelo professor ou feitas pelos próprios alunos, sobre como as mídias digitais influenciam essas discussões e estabelecem novas relações entre as pessoas, entre ideias e informações e de que forma elas influenciam decisões. Além da matéria, você pode trazer materiais diferentes e opiniões diferentes para incrementar a conversa. Os alunos podem produzir textos argumentativos após essa conversa, dando a própria opinião sobre esse tema tão relevante e atual. 

Abrir chat
Olá
Tire suas dúvidas!