Línguas indígenas e a educação brasileira

Línguas indígenas e a educação brasileira

Olá! A matéria de hoje é sobre as línguas, as culturas indígenas e a importância da sua preservação. Na BNCC, constantemente o reconhecimento e entendimento da cultura indígena é mencionado, mas há uma habilidade específica  para o 5º ano em artes que é “Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas […] favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.” Sendo assim, que tal levar para a sala de aula alguns costumes e manifestações artísticas indígenas? Podem ser músicas, danças, pinturas etc. A qual tribo essa manifestação pertence? Qual a língua falada por essa tribo? Esse costume permanece até os dias atuais? Busque romper com os estereótipos, observando como essas comunidades vivem nos dias atuais. Para finalizar, peça que os alunos façam cartazes e informativos, no estilo “mito ou verdade” sobre os costumes apresentados, desmistificando alguns aspectos relacionados aos índios brasileiros.