Formação

A mídia em sala de aula

O Ler e Pensar segue premissas da Educomunicação em sua metodologia.  O trabalho pedagógico proposto pelo projeto promove:

  • a alfabetização midiática e a leitura crítica da mídia;
  • o protagonismo dos estudantes;
  • a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos curriculares por meio de sua aproximação com fatos reais do cotidiano noticiados no jornal;
  • a aproximação da família e da comunidade;
  • o trabalho, multi, inter e transdisciplinar;
  • a compreensão sobre a convergência das mídias;
  • o mergulho no mundo digital (fake news, curadoria, inovação tecnológica etc.).

Trabalhando com a leitura e a informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e melhor compreensão daquilo que leem. Isso facilita com que se sintam inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania e de expressar o que pensam com uma linguagem diferenciada.

Para aprender mais sobre a metodologias, o Ler e Pensar irá oferecer uma formação de até 60 horas, certificada pela Universidade Tuiuti do Paraná, com aulas ao vivo, que podem ser assistidas gravadas, além de materiais de apoio disponibilizados em uma plataforma EAD exclusiva.

As aulas ao vivo serão realizadas nos dias 11,18,25/05 e 01/06 e 29/06. Todos os participantes receberão os acessos e instruções para a participação posteriormente.

Recursos

A partir desta metodologia, o Ler e Pensar oferece uma formação entre os meses de maio e julho, com até 60h de certificação, para te demonstar como usar o jornal como instrumento pedagógico, potencializando o aprendizado dos seus estudantes, incentivando a leitura/contextualização de mundo, a alfabetização midiática e a cidadania.

Teremos aulas ao vivo (que poderão ser vistas posteriormente), além de exemplos práticos e possibilidade de colocar  a mão na massa durante os dois meses de Formação. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente no LeP e ser da rede pública e básica de ensino de qualquer lugar do Brasil. Inscreva-se, clicando aqui.

Além disso, o LeP oferece aos participantes um pacote de benefícios que conta com uma plataforma EAD de formação continuada, com mais de 200h de cursos certificados; materiais pedagógicos; possibilidade de participação de eventos educacionais próprios e de parceiros, além da participação em uma comunidade de milhares de professores que fazem a diferença. 

O Ler e Pensar possui também um espaço na Gazeta do Povo para dar visibilidade a textos e às práticas mais inovadoras dos professores e estudantes participantes. Além disso, a equipe de educação do LeP seleciona notícias da Gazeta do Povo e sugere ao professor atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. 

Abrir chat
Olá
Tire suas dúvidas!