De 26 a 28 de abril, Instituto GRPCOM promove Semana da Educação

O evento contará com a participação de especialistas na área e certificação 

O Dia Nacional da Educação é comemorado no dia 28 de abril, data que reforça o compromisso de garantir educação de qualidade para crianças, adolescentes e jovens. Por isso, de 26 a 28 de abril, o Instituto GRPCOM promove a Semana da Educação, com o objetivo de discutir os maiores desafios relativos à área em 2022, ano que marca a volta das aulas presenciais após um longo período de ensino remoto emergencial, que deixou grandes marcas no processo educacional, em todo o Brasil. 

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ), o Brasil foi o 2º país com mais dias de escolas fechadas para crianças durante a pandemia (178 dias, 110 dias a mais que a média, em comparação com 38 países). Além disso, a Frente Nacional de Prefeitos afirma que os investimentos na área de educação caíram 93% em comparação com anos anteriores. A soma destes e outros fatores, como o aumento da evasão, fez com que o público mais afetado fosse o de crianças entre 5 e 9 anos de idade. Segundo os especialistas, podemos estimar cerca de 20 anos de retrocesso na Educação Básica. 

Pensando em apoiar e oferecer ferramentas para os professores e gestores na superação desses novos desafios, convidamos grandes especialistas para uma série de conversas ao vivo, realizadas de forma online.  

O primeiro dia do evento (26) contará com uma mesa redonda, sobre o tema “O papel do gestor escolar na superação dos desafios da retomada”, com a participação de Emílio Munaro, especialista em educação pública com anos de atuação em grandes instituições de apoio à Rede Pública de Ensino, e Renato Casagrande, professor, escritor e presidente do Instituto Casagrande. Já no segundo dia, as convidadas Angela Mari Gusso, professora alfabetizadora com anos de atuação na Rede Pública de Curitiba e doutora em Estudos Linguísticos, e Maria Sílvia Bacila, Secretária Municipal de Educação de Curitiba, irão debater o tema “Desafios de 2022 – a readequação metodológica e curricular e a alfabetização”

Para finalizar a ação, dia 28, Ana Gabriela Simões Borges, superintendente do Instituto GRPCOM e doutora em Educação, e Patrícia Nalevaiko de Paula, Gestora de Conteúdos Educacionais e EAD do Instituto, farão o lançamento do curso “Gestão e Avaliação de Projetos: como fazer acontecer”. Segundo Patrícia: ”O objetivo desse curso é apresentar a Pedagogia de Projetos como uma alternativa para gestores e professores no enfrentamento a esses desafios, principalmente com relação às defasagens originárias da pandemia, mas além dele, durante o evento também vamos reforçar as outras formações disponíveis gratuitamente na EAD, como o curso exclusivo Desafios da Alfabetização, que discute estratégias para driblar as novas dificuldades, que surgiram após esse período pandêmico e que se refletem muito além do primeiro ciclo do Ensino Fundamental”.

O evento será online e contará com certificação. As inscrições estão abertas para todos os interessados e podem ser realizadas gratuitamente no site: www.bit.ly/semanaeducacao2022.